Diante da enorme competitividade do mercado atual, uma palavra se tornou a chave para alcançar resultados satisfatórios a um custo mais baixo, em menos tempo e com mais qualidade: produtividade.
Porém, todo gestor sabe que é impossível atingi-la apenas com investimentos em equipamentos e infraestrutura. Para isso, um fator essencial é o engajamento da equipe.
Sem um time realmente comprometido com os resultados da organização, a empresa fica patinando em um patamar em que não consegue aumentar a produção de acordo com a demanda do mercado. Para isso, acaba investindo em novas contratações desnecessárias, aumentando os custos.
O profissional engajado é aquele que se sente realizado no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida.
Além da produtividade, uma equipe engajada:
- encara os desafios propostos para alcançar um patamar de excelência com motivação;
- dissemina uma imagem positiva da empresa diante do mercado, já que os colaboradores se tornam uma forte ferramenta de marketing da organização;
- revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, por ter compromisso com a qualidade;
- reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
- mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira.
Enfim, o engajamento é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.No próximo post falaremos de como você pode aumentar o engajamento de sua equipe.Até lá!
Fonte:http://gestaodeequipes.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário